ESPAÇOS DE C&T
Portuguese English French German Spanish

Espaços de C&T

 
 
 

Anatomia

MUSEU DE ANATOMIA HUMANA

O Museu de Anatomia Humana da UNB/Universidade de Brasília foi aberto á visitação pública em 1986. Desde então vem despertando o interesse de profissionais, professores e alunos de diversas instituições de ensino e da comunidade. Para melhor atender a demanda do público-alvo, representado principalmente por profissionais e alunos do ensino fundamental e médio do DF e entorno, o Museu conta com um projeto de extensão da ação continua, da área de morfologia da Faculdade de Medicina, com o apoio do DEX/Decanato de Extensão da UNB.

OBJETIVOS

Divulgação e popularização do conhecimento cientifico, integrado com a comunidade. O projeto de extinção de ação continua, multidisciplinar, contribuir para revitalizar esse espaço na educação e divulgação das Ciências Morfológicas e para retorna parte dos resultados das pesquisas e dos estudos realizados pela Universidade á sociedade.

  • Faculdade de Medicina, área de Morfologia, sala BC-302
    Informações e agendamento de visitas guiadas no tel: (61) 3307-2263
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Geociências

MUSEU DE GEOCIÊNCIAS

O acervo do Museu de Geociências da Universidade de Brasília conta com cerca de 1.000 amostras procedentes de diversos pontos do Brasil e do exterior. Minerais, rochas, fósseis, gemas e meteoritos são expostos á visitação pública.

  • Instituto de Geociências – ICC Central, sala AT 379.
    Informações e agendamentos de visitas guiadas no Tel.: (61) 3307-2434. 

Sismologia

OBSERVATÓRIO SISMOLÓGICO (SIS)

O SIS da UnB foi criado em 1968 e está entre os mais bem equipados no mundo. Além de monitorar e estudar os abalos sísmicos naturais (terremotos), o observatório também acompanha as Sismicidades induzidas por Grandes Reservatórios (SIR). Também atua em pesquisas, assessoramento técnico-cientifico a empresas de energia, ministra cursos e realiza expedições para analisar tremores de terra no Brasil.

  • Campus Universitário Darcy Ribeiro – Prédio SG-13
    Horário de visitação com agendamento prévio: 9h às 18h
    Informações e agendamento de visitas guiadas no tel.: (61) 3349-4453, 3307-2145
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Experimentoteca

EXPERIMENTOTECA

A Experimentoteca do instituto de físico da Universidade de Brasília foi concebida como um espaço de aprendizagem da ciência, mediado pela experimentação lúdica e interativa. Criada em 1977, mantém uma exposição permanente de experimentos e de fenômenos físicos, que visa: Estimular a reflexão cientifica em ambientes descontraído; dar suporte para pesquisas escolares; atender professores interessados na área; promover a divulgação cientifica da Universidade; e despertar o interesse cientifico na comunidade.

  • ICC Central, Instituto de Física, sala BT 291.
    Informações e agendamento de visitas guiadas no tel.: (61) 3307-2900

Herbário

HERBÁRIO

O Herbário da Universidade de Brasília possui exemplares de todos os principais grupos de plantas e é referencia nacional e internacional sobre a região do Cerrado. Com cerca de 200 mil exsicatas, é o quinto maior herbário do Brasil. Desenvolve as seguintes atividades: identificação de plantas desconhecidas; informações sobre plantas medicinais; fornecimento de informações sobre plantas (época de floração ou frutificação, usos, sinônimos, autores dos nomes científicos, ocorrências geográficas e frequência), entre outros.

  • Departamento de Botânica, ICC Sul. Sala AT 075
    Informações e agendamentos de visitas guiadas no Tel.: (61) 3307-2671 fax 3272-2743

Química

LABORATORIO DE PESQUISAS EM ENSINO DE QUÍMICA (LPEQ)

O LPEQ tem como finalidade, além de atividades de ensino e pesquisa, promover a integração entre a Universidade e as escolas de ensino fundamental e médio. Essa integração busca contribuir para a transformação de condições presentes na escola, sejam elas institucionais, de alunos ou de professores. Dentre suas atividades, destacam-se: assessorar professores de química do ensino médio e fundamental das escolas públicas e particulares do DF e do entorno e assessorar alunos para a montagem de exposição de ciências nas escolas, favorecendo a divulgação cientifica junto à comunidade.

  • Instituto de Química, ICC SUL, sala BSS 020
    Informações e agendamento de visitas guiadas no tel.: (61) 3307-2159 Ramal 24
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Astronomia

OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO

O Observatório do Instituto de Física da Universidade de Brasília, localizado na Fazenda Água Limpa, promove cursos de extensão para divulgar a Astronomia e possui vários telescópios, entre os quais se destaca o Digital MEADE LX200. Esse telescópio tem sido utilizado em aulas práticas de observação do céu do DF.

  • Fazenda Água Limpa da UNB, Núcleo Rural Vargem Bonita SMPW, quadra 17
    Informações e agendamentos de visitas guiadas no tel.: (61) 3380-2549, 3380-3196

Zoologia

ZOOLOGIA

O acervo zoológico da UnB constitui-se de coleções bem representadas nos seguintes grupos: pequenos mamíferos (5.000 espécimes); morcegos (650 indivíduos de 42 espécies); aves (a coleção ornitológica conta com um acervo de 2,000 exemplares); insetos (a coleção isóptera – formiga, vespas, abelhas possui 6.000 amostras com mais de 300 exemplares) cobras (30.000 espécies), moluscos (2.000 exemplares), entre outros. Atende prioritariamente estudantes e pesquisadores.

  • Departamento de Zoologia, ICC Sul, sala AT 116.
    Informações e agendamento de visitas guiadas no tel.: (61) 3307-2265